Tratamento de Fraturas do Complexo buco maxilofacial

Quantos sabores você conhece?
2 de Maio de 2018
Conheça os benefícios em ter um sorriso completo
2 de Maio de 2018

Você sabe o que faz um cirurgião Buco maxilofacial?

 

O Cirurgião dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco maxilofacial é o profissional responsável pelo atendimento deste tipo de pacientes, especialmente na possibilidade de envolvimento do complexo maxilo-mandibular.

O trauma facial pode envolver lesões de tecidos moles, tais como queimaduras, lacerações e contusões ou fraturas dos ossos faciais, tais como fraturas da mandíbula, da maxila, do nariz, do zigoma, do frontal e consequentemente de todas as estruturas anexas e seus respectivos orgãos. Diversas cavidades ósseas, presentes na constituição da face, servem de arcabouço para órgãos vitais relacionados com a visão, mastigação, respiração, audição. Dai a importância destas estruturas e, evidentemente quando relacionadas a traumatismos, a necessidade de um pronto atendimento para estabelecimento de um correto diagnostico e um adequado plano de tratamento.

Os sintomas são específicos para cada tipo de lesão, por exemplo, as fraturas podem incluir dor, inchaço, perda da função, ou alterações na forma das estruturas faciais.

Lesões faciais têm o potencial de causar desfiguração e perda da função, por exemplo, dificuldade de movimentação da mandíbula com consequente dificuldade na mastigação, fala e deglutição.

Para o tratamento das fraturas da face a fixação interna rígida (FIR), realizada através do uso de placas e parafusos de titânio, tem sido comumente utilizada para a redução anatômica e fixação das fraturas . Esta técnica tem muitas vantagens sobre métodos mais antigos, tais como osteossínteses a fios de aço e fixação intermaxilar. Devidamente utilizada, a FIR garante uma redução estável e anatômica dos segmentos ósseos fraturados e deslocados, permitindo, muitas vezes, ate mesmo a restauração imediata da função mastigatória e a recuperação da harmonia e estética da face.

 

Dr. Rafael Evaristo é formado em Odontologia, especialista em cirurgia buco-maxilo-facial e implantes dentários. Dedicou sua carreira integralmente à estética, desenvolvendo enormes avanços para a área, integrou conceitos da cirurgia aos procedimentos menos invasivos proporcionando harmonia em FACE, LÁBIOS e DENTES com excelência.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *